domingo, 18 de outubro de 2015

Prematuridade

   Calma mamãe, seu bebê vai se desenvolver!!!! Não tenha pressa, de forma única e no tempo dele, seu bebê rolará, sentará e andará, ele vai precisar apenas de muito amor e cuidado, acompanhamento de excelentes profissionais e a luz divina, creia!!
   Quase toda mulher ( e nisto me incluo), quando está grávida, fantasia como será seu filho, com quem vai parecer, como será sua personalidade, cor da pele, cabelos.... . Imagina ainda a data do nascimento, e que ele/ela será bem rosadinho(a) e gordinho (a). Mas e se não for como o esperado? E se o bebê não responde á essas expectativas dos pais?
   Quando o bebê se apressa e nasce muito antes da data, pode nascer com cabelos finos, unhas frágeis, a pele bem fininha e delicadíssima. Parece um bonequinho, que como minha avó já dizia "cabe em uma caixa de sapatos". Sem desesperos, ele(a) ganhará peso e em breve será "rechonchudinho"! O amor não diminui em nada por que o bebê que chegou não era como o idealizado.
   Sou profissional de saúde, e ainda assim foi um pouco difícil pra mim, pois a minha filhota linda, além de prematura nasceu com peso baixo. Não precisou ficar internada de primeira, Graças a Deus!!!!. Fomos para casa, porém o peso não aumentou (é normal o bebê perder até 10% do peso após o nascimento, mas o dela já era abaixo do esperado), tivemos que voltar ao hospital depois de 13 dias em casa.
   Os dias foram difíceis, porém de muita entrega à Deus!! A cada amanhecer, eu ouvia a funcionária do hospital vir arrastando a balança pelo corredor e grande era minha expectativa (nem falo as do pai). Ficamos muito unidos nesses momentos e em tantos outros. Mas ainda bem que o peso subiu e após 12 dias retornamos para casa.
   Com relação ao aleitamento materno, ainda ordenhei (tirei com a maquininha) leite materno por 1 mês aproximadamente e dava pra ela, mas outra experiência difícil foi não conseguir amamentá-la. Ainda tivemos auxílio de banco de leite, fonoaudióloga!! Sonhei com os dias em que amamentaria. Comprei uma poltrona linda e confortável antes do nascimento dela, nao comprei nada que pudesse atrapalhar o aleitamento (como mamadeiras ou chupetas)  mas infelizmente não pude.
   E em casa foi só evolução positiva. Muito amor, cuidados, estímulos. Nossa florzinha ficou forte e saudável. Hoje uma menina super inteligente, já fala e anda, acompanhou aos 10 meses o desenvolvimento para a idade. Portanto mamães, tenham calma, fé, procurem ajuda, aceitem ajuda e aguarde! Tudo a seu tempo seu bebê fará. Sem comparações com outras crianças, seu filho(a) é único!!
   Boa sorte para todas!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário